Trilha em Bombinhas: Morro do Macaco
Em um domingo nublado em Itapema, estava com muita vontade de fazer uma trilha e logo estava a caminho de Bombinhas/SC, para fazer a Trilha do Morro do Macaco. As praias de Bombinhas atraem muitos turistas durante a temporada, com suas águas claras e vegetação preservada.
O início da trilha é ao lado do trapiche dos pescadores na praia de Canto Grande (no costão esquerdo), antigamente ela se iniciava de maneira improvisada entre algumas casas, atualmente há algumas placas indicando o ponto de subida, sendo o mesmo acesso da trilha da Praia da Tainha.
A trilha leva aproximadamente 40 minutos, fica dentro do Parque Municipal do Morro do Macaco. Bem sinalizada, requer condicionamento físico razoável, já que é íngreme, por mais que sempre encontramos pessoas de diversas idades e condicionamentos. Mas se não é nenhum atleta e gosta de aventura, pode ir tranquilamente, há vários pontos de descanso, com belas paisagens durante a subida, no seu ritmo alcançará os 190 metros do cume.
A vista panorâmica 360º sobre o pico é realmente deslumbrante e é possível avistar as praias do Canto Grande, Mariscal, Morrinhos e também as praias de Zimbros. Em dias de céu azul, é possível avistar as ilhas da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, as cidades de Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis.
Dizem que a noite da para avistar a Ponte Hercílio Luz iluminada, eu não fui à noite para confirmar. Quando eu era menor, sempre acampava em Canto Grande, e diziam que tinha um homem que todo ano passava a virada do ano acampando no topo do morro, e eu sempre via foguete vindo de lá à meia noite.
No verão, é comum ver pessoas pulando do cume do morro, com paraglider ou parapente e descendo na praia.
Com o remanejamento do parque, a vegetação tem se recuperando, já que foram fechados alguns desvios da trilha.
Gosto de subir pela manhã ou no começo da tarde a trilha, nos finais de tarde fica bem cheio com turistas querendo ver o pôr do sol. Porém, como grande parte da trilha é descoberta de vegetação, cuidado com o sol! Por mais que em Itapema tenha continuado nublado, em Bombinhas o dia estava ensolarado.
Como um presente no fim da trilha, pudemos observar alguns golfinhos nadando próximo ao trapiche dos pescadores.
Há alternativas de trilhas em Bombinhas, como o Mirante Eco 360º em que é necessário caminhar apenas 15 minutos, e quem prefere trilhas mais longas, a Trilha Costeira de Zimbros, passando por 5 trilhas, com duração de 4 horas somando ida e volta.
O que levar:
- Mínimo de 500 ml de água por pessoa;
- Repelente;
- Tênis para trilha;
- Óculos e boné;
- Protetor solar;
- Câmera Fotográfica.
Deixe seu Comentário