La Paz
Saindo da realidade das pequenas cidades que estávamos conhecendo, chegamos de Copacabana para a região metropolitana de La Paz, com 1,6 milhão de habitantes. A capital da Bolívia La Paz, divide-se espacialmente em duas áreas, por altitude, separando as classes sociais.
A cidade concentra sua estrutura principal na parte mais baixa, que há mais oxigênio, riqueza e menos frio, e aos redores, nas encostas está o El Alto, há quase 1.000 m a mais de altitude, uma das cidades mais pobres da Bolívia.
Centro
Onde concentram-se as igrejas coloniais, lojinhas e pousadas, com o caos de sujeira nas ruas, casas inacabadas, fiações elétricas e vendedores ambulantes. Quando estávamos chegando na Plaza Murillo em que está o Palácio do Congresso, o Obelisco, a Catedral de Nossa Senhora de La Paz, estava havendo um confronto entre a população e o exército, e essas manifestações parecem ser comuns por lá. Armas pesadas, um clima pesado, mas logo terminou, como se fosse algo rotineiro.
Basílica de San Francisco
Igreja e convento, teve sua construção concluída em 1753, com estilo arquitetônico barroco-mestiço.
Mercado de Bruxas (Mercado de Brujas)
Na esquina da Calle Sagarganaga com a Calle Linares, onde se encontra produtos para magias, ervas, feitiçarias, encostos e benzeduras. Já aviso que poderá se impactar ao ver amuletos como fetos de Lhamas secas e mumificadas vendidas por várias das lojas, necessários para rituais ancestrais. Eu havia acabado de ser contratada quando fiz essa viagem, e meu antigo chefe pediu para eu trazer pau santo dessa feira, eu coloquei na mochila dentro de uma sacola, depois de dois dias saiu uma resina forte do pau e fiquei carregando aquilo durante a viagem inteira, não aguentava mais o cheiro.
Parque Urbano Central ou Teleférico de La Paz | Mirantes
Para conseguir ter uma vista a imagem total da cidade, que está encravada nos Andes, cercada de montanhas, é interessante ir para algum ponto alto como parque municipal ou subir com o teleférico.
Para uma próxima viagem a capital boliviana, pretendo fazer moutain bike na Estrada da Morte (Dead Road), subir a montanha Chacaltaya– maior pista de esqui no mundo, com 36 quilômetros de comprimento e assistir as Cholitas Luchadoras .
De La Paz fomos para o Salar Uyuni e voltamos para continuar a viagem.
Quando ir
Durante dezembro a março é a única desaconselhada, pois é o período de chuvas.
Deixe seu Comentário