Chapada dos Veadeiros: Catarata dos Couros

A grandiosidade da Catarata dos Couros é o que mais impressiona, há várias cachoeiras famosas na Chapada dos Veadeiros, dentro e fora do Parque Nacional, como a azul Santa Bárbara, mas cada uma tem o seu encanto. Nas fotos não dá para ter a sensação que é estar lá, recomendo muito conhecer. E por mais que tenha esta grandiosidade, há várias piscinas naturais para banhos tranquilos.

O complexo com sequência de 4 cachoeiras, com quedas de 100 metros de altura, podendo acessar a Cachoeira da Muralha, Cachoeira São Vicente, Cachoeira Parafuso e Cachoeira do Bujão.

Havia várias dúvidas para este passeio, as principais eram se precisava de guia para chegar lá. Não precisa, com o mapa deste post, você chegará tranquilamente, a trilha é bem fácil, com extensão de 1,5km. Paralela ao Rio dos Couros, você irá se impressionar com as piscinas naturais e paredões.

Início da trilha, estacionamento com várias barraquinhas com bebidas e lanches. Também onde pode ser feita a reserva para almoço nos restaurantes próximos, no final do passeio.

Fomo até o final da trilha e voltamos cachoeira por cachoeira. A maior parte das pessoas fica na primeira cachoeira, a Cachoeira da Muralha,  apenas está a 500 metros do estacionamento, com fundo de areia e água menos gelada que as outras. Bom para famílias,  por não se preocupar com as crianças, já que há pouca correnteza.

A segunda cachoeira, após mais 500 metros, Cachoeira de São Vicente, é impressionante, também conhecida Almécegas 1000, se você observar no mapa abaixo de como chegar na Catarata dos Couros, poderá ver que as cachoeiras Almécega I e II estão no mesmo Rio dos Couros. O nome do rio remonta ao tempo que que os caçadores lavavam a pele das caças de veado neste rio.

Cachoeira do Parafuso, é a terceira queda,  mas cuidado, há um redemoinho embaixo da queda principal, por isso o nome parafuso, motivo de morte de alguns turistas, não há placas e nem cordas, apenas pessoas gritando se alguém chega perto da cachoeira, achei muito perigoso.

Para a Cachoeira do Bujão, é necessário pular da parte do paredão da Cachoeira Parafuso- tem como descer até umas pedras menos altas, e nadar a correnteza, um trecho que só é recomendado fazer se você souber nadar bem, para poder conseguir ver o cânion.

Há placas indicando que é proibido acampar e fazer fogueiras na área.

Dica: Cuidado em épocas de muita chuva, pois podem ter trombas d’água a qualquer momento, sendo muito perigoso.

COMO CHEGAR?

A Catarata dos Couros está mais próxima de Alto Paraíso, no sentido Brasília, próximo da entrada da Cachoeira dos Macaquinhos. São 17 km de estrada asfaltada e mais 35 km em estrada de terra, num trajeto de aproximadamente 1 hora. Preste atenção no caminho, já que há poucas placas de sinalização, dizem que os guias arrancam para as pessoas não conseguirem ir sozinhas, o que eu acredito que seja verdade, pois os guias de couros foram as únicas pessoas arrogantes que encontrei na chapada.

Na rodovia GO-118 há uma placa indicando Catarata dos Couros, fiz o mapa abaixo para não haver dúvidas do trajeto, são quatro bifurcações na estrada de terra, deverá pegar direita, direita, esquerda e esquerda.

Não precisa ir com carro 4×4, li em alguns lugares indicando, mas as estradas estavam boas na época da seca (julho/2018).

ONDE FICAR?

Alto Paraíso é a base mais próxima, me hospedei no Hostel Catavento, está afastado do centro (10 minutos andando), na Estância do Paraíso mas dentro de um grande terreno, com áreas de estar bem agradáveis e café da manhã muito gostoso. No mesmo bairro está a Pousada Maya, mais charmosa da chapada e o pequeno resort Recanto Grande Paz. No centrinho há o Tapindaré e o Hostel Buddy’s, praticamente todas as lojinhas e restaurantes estão na avenida principal.

Tracklog 

Mapa criado no meu percurso na trilha em julho/2018, gravei no aplicativo Wikiloc, que você poderá carregar offline.

Saiba mais sobre a Chapada dos Veadeiros. Veja o Post-Índice!

Catarata dos Couros
Horário: Como não há portaria, não há placa de horário estabelecido.
Infraestrutura: Estacionamento com comércio de bebidas e há algumas tendas para reserva de almoço nas proximidades.
Endereço: São João D’Aliança (mapa acima)
Trilha: nível médio,3,8 km considerando ida e volta, elevação máxima de 830m.
Valor: gratuito o acesso, estacionamento pago.


O que levar:

•     Mínimo de 500 ml de água por pessoa.
•     Repelente de insetos
•     Ideal fazer com tênis, há pedras soltas no caminho.
•     Lanche
•     Protetor solar
•     Celular / Câmera Fotográfica
•     Saco para lixo
•     Mochila para trilha


Reservando por meio dos links deste post, o blog Rota Terrestre recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. ♥  Uma maneira singela a ajudar o blog a viajar mais e trazer mais informações para você.

Você já segue o Rota Terrestre no Instagram, a fanpage no Facebook e o canal no Youtube?

SalvarSalvarSalvarSalvar


Uma resposta para “Chapada dos Veadeiros: Catarata dos Couros”

  1. China disse:

    Incrível ??Repleto de informações

Deixe seu Comentário