Botuverá Caverna e Cachoeira
Sabe um lugar incrível pouco explorado em uma cidade pequena? Quando criança havia feito este mesmo passeio com a escola, e tinha minhas dúvidas se ficaria tão impressionada como havia ficado há anos atrás. Mas garanto que se surpreenderá com a caverna – a maior do sul do país, considerada uma das mais belas da América Latina. E depois tomar um banho de cachoeira no Recanto Feliz, podendo ser feito o roteiro de um dia.
O nome Botuverá em tupi-guarani significa pedra preciosa e atualmente a economia do município tem sido mais voltada para a exploração de minas de calcário, no caminho passará por algumas mineradoras.
Onde fica?
O único acesso asfaltado até Botuverá é por Brusque, 36 km percorridos pela BR-486, que será a mesma rodovia percorrida por quem vem da BR-101, deverá entrar na BR-486 em Itajaí, sentido Brusque. Para os atrativos, o caminho é de chão batido a partir do centro de Botuverá, mas com boa estrada e bem sinalizado. Está a 130 km de Florianópolis e 70km de Itajaí.
Caverna – Parque das Grutas
Recomendo chegar cedo no parque, já que o acesso é limitado na caverna. Há um limite máximo de 15 pessoas por vez e no máximo 13 grupos por dia na caverna, num total de 195 pessoas por dia. As visitações são permitidas relativamente há pouco tempo, desde 1993, e a intenção é preservar ao máximo.
Compramos nosso ingresso e passeamos por uma pequena trilha do parque enquanto esperávamos o retorno do grupo anterior. Há uma trilha que segue nas margens de um riacho até uma pequena cachoeira.
O passeio dentro da caverna leva em torno de 45 minutos e é feito com acompanhamento num percurso de 220 m da caverna. É primeiro apresentado um vídeo que explica sobre a região, o processo de formação da caverna e cuidados a serem tomados. Os pertences devem ser deixados no guarda-volumes, inclusive celulares e câmeras fotográficas. Não é permitido tirar fotos lá dentro, então acabei utilizando neste post as fotos fornecidas pelo site da prefeitura.
A maior caverna e mais ornamentada do sul do Brasil, tem 1200 metros e salões com 20 metros de altura, em que podemos visitar 3 galerias. Em 65 milhões, estalactites e estalagmites formam a paisagem, a maior estalactite possui 6 metros de comprimento. O calcário desce com a água, formando 1 centímetro cubico a cada 100 anos dessas formações que ao se encontrarem formam colunas.
O ambiente interno da caverna é úmido e escuro, e a temperatura se mantem 20o constantemente. Há iluminação artificial no trajeto, que em um momento do passeio o guia apaga as luzes, e pede para todos ficarem em silêncio, para ouvir o som das gotas de chuva caindo dentro da caverna, estas mesmas gotas que transformam o formato da caverna.
Restrições na visita à caverna:
– Os calçados deverão ser fechados;
– É obrigatório o uso de capacete de segurança;
– É proibida a entrada de crianças com menos de 4 anos;
– Proibido bater fotos e filmar dentro da caverna;
– Proibido se apoiar nas formações rochosas;
– É proibido o acesso ao parque com animais domésticos.
É importante ressaltar que há escadaria natural com partes em que as pessoas precisaram se abaixar.
Parque das Grutas
Horário: De terça a domingo das 8h às 17h (primavera e verão) e 8h às 16h (outono e inverno)
Infraestrutura: estacionamento, restaurante, sanitários e churrasqueiras, academia para idosos.
Endereço: Estrada Geral Ourinho, a 16 km do Centro de Botuverá.
Preço: 25 reais para adultos e 12,50 reais para estudantes, crianças e melhor idade. Não são aceitos pagamentos com cartões de crédito/débito.
Contato: (47) 3359-1100 / 3087-8387
Cachoeira no Recanto Feliz
Após conhecer a caverna, a dica é conhecer o Recanto Feliz. A propriedade permite o acesso gratuito as trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. A principal cachoeira possui 75 metros de queda d’água, quando fomos, éramos as únicas a aproveitar essa beleza.
Infraestrutura: Restaurante (sexta-feira a domingo), banheiros, cancha de bocha, playground, quadras de esportes e alguns chalés para hospedagem.
Horário: De segunda a segunda.
Endereço: Estrada geral Lageado Alto, CEP 88370-000, Botuverá/SC
Telefone: (47) 3255-0381 / (47) 8451-4042
E-mail: recantofelizbotuvera@outlook.com
Facebook: www.facebook.com/Recanto-Feliz-1584967988426963/
Pousadas
O Recanto Feliz possui 11 chalés para grupos de três a 24 pessoas, podendo hospedar até 112 pessoas.
Deixe seu Comentário