Trilha em Bombinhas: Praia da Sepultura
A área da Praia da Sepultura é onde estão as praias mais bonitas de Bombinhas. Se não bastasse a água cristalina, ao chegar na Praia da Sepultura, seguindo em frente poderá conhecer a Praia do Biguá, a piscina natural e poderá chegar até a Ponta das Garoupas.
Praia da Sepultura
Com água transparente e sem ondas, é perfeita para o mergulho livre. Com 95 metros de extensão, e faixa de areia curta, no verão costuma ficar muito cheia, por ser ideal para o mergulho e passar o dia com crianças, várias famílias escolhem esta praia. Como vocês já devem percebido, eu prefiro praias menos frequentadas, indo fora da época de alta temporada (dezembro a março), quando ela fica deserta, tornando-se um refúgio natural.
Você poderá mergulhar com vários peixinhos coloridos, principalmente na parte direita, junto as pedras, e com sorte, encontrará tartarugas. No local possui infraestrutura para os turistas, que só funcionam no verão, que é composta por restaurante, lanchonete, aluguel de cadeiras e guarda-sóis, caiaques, stand up e equipamentos de mergulho (máscara, pé-de-pato e snorkel).
E se você também se pergunta o motivo de um lugar tão bonito ter um nome tão peculiar “sepultura”, porque esse nome remete ao fato que aconteceu nos anos 1840, com uma briga entre escravos, um deles morreu e teria sido enterrado neste local. Antigamente também era conhecida como Praia da Baixada, por causa da sua característica local.
Trilha da Sepultura
Você seguirá por uma trilha de 5 min a partir do estacionamento, ampla devido o acesso as casas neste caminho. Aliás, na Praia da Sepultura foi construída a primeira casa de veraneio dos municípios, em 1966, por Leopoldo Zarling. Foi um empresário que fez loteamentos em Itajaí, Balneário Camboriú, Bombas, Bombinhas, Barra Velha, Piçarras e outras praias do litoral catarinense. Há dois fatos importantes, o primeiro é que a beleza desta praia já se destacava na região desde aquela época em que as cidades começavam a desenvolver no litoral e o segundo ponto é que a região por ter sido loteada por uma mesma empresa, teve o traçado urbano repetido, por isso a semelhança na estrutura destas cidades.
Chegando na Praia da Sepultura, você encontrará ela no lado esquerdo e verá do outro lado o mar batendo nas pedras, com algumas pessoas pescando.
Seguindo em frente, encontrará um portão em madeira, passe por ele e siga em frente.
O caminho após passar o portão é mais estreito e com uma leve declividade.
Em 200 metros após a Praia da Sepultura, você verá uma descida e uma abertura na mata, podendo ver a Praia do Biguá, que eu acho ainda mais linda e cheia de peixinhos que a Praia da Sepultura e rodeada por árvores.
Nesta praia há um balanço no canto esquerdo, que se destaca com a cor do mar embaixo.
Seguindo a trilha anterior, você verá mais 400 metros a frente um caminho um pouco menos marcado para a esquerda. Vai passar por uma vegetação e encontrará algumas setas vermelhas que indicarão o caminho até uma descida com corda.
Embaixo você poderá ficar o tempo que quiser contemplando o mar, podendo aproveitar a piscina natural formada entre as pedras.
Voltando para a trilha, se você seguir em frente 300 metros, passará por um pasto que às vezes encontrará algumas vacas, muito mansas, por estarem acostumadas com a passagem dos pedestres. No final da trilha, você tem vista para a Praia de Bombinhas na Ponta das Garoupas e na direita a vegetação forma uma moldura para o mar.
Além desta trilha, há várias outras em Bombinhas, entre elas já falamos sobre o Morro do Macaco.
Como chegar?
Para chegar a Praia da Sepultura de carro, deverá percorrer a avenida principal de Bombinhas (Av. Ver. Manoel José Santos) até o final, seguindo sua continuação, a Rua das Garoupas, onde há estacionamentos particulares (R$15,00 a diária). Do estacionamento até a praia, são 200 metros.
Eu prefiro seguir a rua e deixar o carro na Praia do Retiro dos Padres (onde há área de camping), há área de estacionamento gratuitos por lá também, disponíveis em dias menos movimentados.
Existe a possibilidade de vir caminhando pelo costão direito da praia de Bombinhas, passando pela Prainha, Praia do Embrulho e Praia da Lagoinha. Entre a Praia da Lagoinha e Praia da Sepultura, você passará pela Praia da Miséria, que só aparece com maré baixa, com apenas 18 metros de extensão.
Mapa abaixo com as informações:
Mapa do roteiro feito por mim no aplicativo Wikiloc
Deixe seu Comentário